Fundada em 17 de novembro de 1971, a SPCRJ teve como objetivo principal oferecer formação psicanalítica aos psicólogos. No momento de sua fundação, fomos um grupo coeso reunido em torno de um objetivo comum: conseguir para os psicólogos o direito de participarem de uma formação psicanalítica e serem reconhecidos como psicólogos psicanalistas, algo reservado exclusivamente aos médicos.

Proibida pela IPA – International Psychoanalytic Associacion – de se intitular uma Sociedade de Psicanálise, a SPCRJ foi batizada pelo nome Sociedade de Psicologia Clínica do Rio de Janeiro, comprometendo-se a oferecer uma formação terapêutica de base psicanalítica.

Decidiu-se que o processo de formação seguiria o modelo IPA, o tripé proposto por Max Eitingon a partir do pensamento freudiano: análise individual, supervisão, seminários teóricos, técnicos e clínicos centrados no estudo profundo da obra freudiana, durante cinco anos, em encontros semanais.

Entendeu-se que fundamentando o saber psicanalítico em suas origens, poderíamos abraçar o pensamento de todos os psicanalistas pós-freudianos que ampliaram, acrescentaram, criaram novas óticas na compreensão e no uso terapêutico da Psicanálise.

Após muitas lutas, em 1982, acrescentamos ao seu nome de batismo uma especificação: Instituto de Psicanálise e, finalmente em 1987, nos assumimos como Sociedade de Psicanálise mudando o nome da SPCRJ para Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro, mantendo o compromisso de oferecer formação psicanalítica a médicos e psicólogos.

Em 2019, próximo a completar quarenta e oito anos de experiência no campo psicanalítico, entendemos que poderíamos estender a formação psicanalítica a outras categorias profissionais, além de médicos e psicólogos. Passamos a aceitar como candidatos ao Instituto de Formação, profissionais de outros ramos do saber com curso superior completo e análise pessoal com psicanalista reconhecido pela SPCRJ.

O objetivo hoje da SPCRJ permanece o mesmo do momento da sua fundação: oferecer formação psicanalítica a todos que expressem um profundo desejo pela Psicanálise e preencham os pré requisitos estabelecidos em seu Estatuto e ser um lugar de troca permanente no campo do saber psicanalítico.

Gilda Sobral Pinto.