O PROCESSO DE ADOLESCER

Coordenadoras: Kátia Geluda* e Cristiane Camerino**.

Sexta-feira: de 11:45 às 13:15h

Periodicidade: quinzenal (com exceção de meses com feriados e meses de férias/recesso)

Duração: anual

Datas: 11 e 25 de março, 08 e 29 de abril, 13 e 27 de maio, 10 e 24 de junho, 08 de julho, 12 e 26 de agosto, 09 e 23 de setembro, 07 e 21 de outubro, 04 e 18 de novembro e 02 de dezembro.

 

Programa: As mudanças sociais, econômicas e políticas num mundo regido pelo mercado de consumo provocam e acentuam transformações nas subjetividades. O processo de adolescer, entendido como uma operação psíquica onde um real do corpo e do sexo é avassalador e exige um novo revestimento da trama simbólica e do imaginário para que novas elaborações e amarrações se constituam, também é atingido pela aceleração neste século XXI destas mudanças.

Um momento de entrada no mundo adulto cada vez mais adiada, momento de hiato entre a maturidade biológica e a maturidade social, famílias vivendo a pressão de uma cultura hedonista e a diluição da autoridade e do patriarcado.

Como nossos adolescentes estão na contemporaneidade expressando seu mal estar? Que saídas inventam para seus impasses? Como lidam com a renúncia ao gozo para que a civilidade se manifeste se o imperativo é gozo absoluto? Nos diferentes meios de comunicação, redes sociais mídia impressa ou nos eventos das cidades tantas são as exposições e noticias sobre os jovens. O que nos revelam?

Pandemia, isolamento social, escola online, depressão, suicídio, transgressões, violência, adições, sexualidade, gênero, corpo, anorexia, criação, arte, esporte.

Diante de uma clínica intensamente demandada por adolescentes neste período pandêmico, daremos continuidade às discussões teóricas e clínicas sobre a adolescência. Alguns temas já foram escolhidos, outros serão ao longo dos encontros pelo coletivo dos participantes.

Temas já estabelecidos:

Manifestações das Irrupções do Real:

– Transtornos alimentares

– Sexualidade e a Transexualidade

– Depressão e suicídio

A drogadição

Bibliografia inicial: (os textos serão enviados aos participantes do grupo por e-mail ou indicação de busca)
– Fernandes, MH. O corpo recusado na anorexia e o corpo estranho na bulimia. In: Psicanálise de transtornos alimentares. Org. Gonzaga AP., Weinberg C. São Paulo: Primavera Editorial. 2010. p. 39-69.

– De Cicco MF. Transtornos Alimentares e a função do analista na clínica do não-representado. In: Psicanálise de transtornos alimentares. Org. Gonzaga AP., Weinberg C. São Paulo: Primavera Editorial. 2010. p. 121-140.

– Lecadée P. O que acontece perto dos 17 anos? In: Mais além do gênero: o corpo adolescente e seus sintomas. Org. Santiago A L. et al. Belo Horizonte: Scriptum. 2010. p. 109-127

– Roy D.  Trans: sexo e gênero na idade da infância. In: Mais além do gênero: o corpo adolescente e seus sintomas. Org. Santiago A L. et al. Belo Horizonte: Scriptum. 2010. p.177- 188

*Kátia Geluda – Psicóloga, Membro Psicanalista da SPCRJ, Especialização em Psicoterapia Infantil – COIJ – FIOCRUZ, Terapeuta de família – IFF, Mestrado em Ciências Médicas – UFRJ

**Cristiane Camerino – Membro Psicanalista  e Diretora Clínica da SPCRJ, Especialista em Psicologia Clínica pela PUC-Rio

 

Valor mensal para membro da SPCRJ: Gratuito

Valor mensal para não membros: R$ 55,00 mensais

 

A SPCRJ funciona prioritariamente no formato presencial, organizando-se apenas momentaneamente online pelo tempo em que persistir o atual cenário de pandemia.


Inscrições através do e-mail: secretaria@spcrj.org.br ou ligue para (21) 99169-9923.

Comente


 
Rolar para cima