"PRÁTICAS DE SI E A CORAGEM DE DIZER A VERDADE – FOUCAULT E OS GREGOS"
Coord.: Auterives Maciel Jr.
Horário: 4ª feira, às 10h
Periodicidade: Semanal
Início em 02 de agosto. Término em 29 de novembro.

A diferença entre moral e prática de si conduz Foucault a uma análise genealógica da ética entre os gregos, pensando de uma maneira singular os processos históricos de subjetivação que se dão nesse momento. Neste contexto, o filósofo historiador investiga – de maneia exemplar – as condições do sujeito ético na Grécia antiga, colocando em evidência as práticas de si no âmbito da sexualidade para investigar, de uma maneira original, as principais escolas da antiguidade.

Nosso propósito consiste em compreender os principais aspectos destas quatro escolas gregas, colocando em evidência as práticas de si como fundamento da nossa investigação. No decorrer da análise, mostraremos como a explicação destas éticas se expressarão em singulares práticas de enunciação da verdade. Assim - das práticas de si à coragem de dizer a verdade – duas modalidades éticas serão demonstradas, elucidando mais um capítulo da história dos processos de subjetivação do homem ocidental.

1. Sobre a diferença entre moral e prática de si – Foucault e os Gregos – Resistência e prática de si entre os Gregos – Poder – Saber e Resistência em Michel Foucault.

2. A história da sexualidade: o uso dos prazeres – Sobre as diferenças entre regras normativas e regras facultativas – A constituição ética do sujeito.

3. Da Dietética à economia – A enkratéia Socrática – o relacionamento a si e o cuidado com o outro – A erótica entre os Gregos.

4. A subjetivação da verdade e a prática de si nas filosofias antigas – Platão sofista – Os exercícios espirituais na filosofia antiga.

5. O problema de verdade entre os gregos – Aristóteles e o problema do ser – O ser e a linguagem em Aristóteles.

6. A ética do dizer filosófico: o ser e a linguagem em Aristóteles – A refutação sofistica e a teoria da representação – Os sentidos do ser em Aristóteles.

7. Os estóicos e os epicurista: o uso dos prazeres e a ética do dizer verdadeiro – A fisiologia epicurista e a ética do acontecimento nos estóicos.

8. O que é a parresía? Como podemos situar este discurso no âmbito das práticas políticas – Principais características da palavra.

9. Parresía e coragem de dizer a verdade – os traços de uma ética do dizer verdadeiro na cultura grega – Parresía e filosofia antiga.

10. A parresía de Sócrates – A coragem de dizer a verdade – Parresía e resistência em Sócrates segundo a leitura de Foucault.

11. A parresía de Epicuro – Qual a relação entre a parresía e a prática de si.

12. A parresía cínica – Autarquia e liberdade na ética de Diógenes – Foucault e os cínicos.

13. A parresía e o cuidado de si nos estóicos: a ética do acontecimento e a coragem de se expor ao risco.

14. Conclusão – Parresía e cuidado de si: Foucault e os Gregos.


Valor do curso para membros: 4x R$220,00
Valor do curso para não membros: 
4x R$290,00

* As inscrições podem ser feitas através de depósito bancário - BANCO ITAÚ S/A. Agência nº8598, Conta nº: 06355-3. Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro - SPCRJ. CNPJ nº: 42.132.233/0001-98. É necessário envio do comprovante para o email secretaria@spcrj.org.br, informando nome completo, telefone de contato e a qual curso ou evento refere-se o pagamento. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos telefones 2512-2265/2239-9848/97939-9418.

<< Voltar
Rua Barão de Ipanema, nº 56 - Grupo 801 - Copacabana - RJ - CEP 22.050-032
Tel.: +55 21 2512-2265 - Tel/Fax: +55 21 2239-9848
Tel.: +55 21 97939-9418
Horário de funcionamento: das 08 às 23 horas (de segunda a sexta-feira)
secretaria@spcrj.org.br
Todos os direitos reservados. Produzido por AG Studio