Biblioteca

A Biblioteca da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro vem crescendo significativamente, desde o ano de sua fundação: 1971. Em 1980, contou com o apoio inestimável de um de seus membros, que era também bibliotecária, adquirindo assim uma estrutura compatível à finalidade a que se destinava.

Em 1982, devido a mudanças no organograma e funcionograma da SPCRJ, a Biblioteca passou a fazer parte das atribuições da Diretoria Técnica, tendo sido criada uma comissão, que passou a integrar o Conselho Diretor: a Comissão de Publicação e Biblioteca.

A partir de 23/08/1999, a Biblioteca passou a ser denominada "Espaço de Leitura e Pesquisa Regina Moraes", em homenagem a uma das fundadoras da SPCRJ que mais havia atuado, até então, em diversos Conselhos Diretores.

Possui, atualmente, um acervo com cerca de 1400 livros e diversos periódicos nacionais e estrangeiros. Além de obras psicanalíticas de diversos autores das mais variadas tendências, que pesquisam e fomentam a contínua discussão sobre a teoria e prática psicanalítica, a Biblioteca da SPCRJ conta ainda com textos e obras de outras áreas do saber, relacionadas à psicanálise, tais como Sociologia, Antropologia, História, Literatura e Filosofia. São também arquivadas as dissertações e teses de membros e de não membros da instituição, fitas k-7 e CDs com a gravação de eventos científicos, documentos relativos à história da SPCRJ, além dos “Cadernos de Psicanálise”, publicação científica anual editada pela Comissão de Publicação e Biblioteca.

O acervo está sendo informatizado e encontra-se disponível a todas as pessoas interessadas, através de consulta feita no local. Os empréstimos são destinados somente aos membros da Sociedade.

Rua Barão de Ipanema, nº 56 - Grupo 801 - Copacabana - RJ - CEP 22.050-032
Tel.: +55 21 2512-2265 - Tel/Fax: +55 21 2239-9848
Tel.: +55 21 97939-9418
Horário de funcionamento: das 08 às 23 horas (de segunda a sexta-feira)
secretaria@spcrj.org.br
Todos os direitos reservados. Produzido por AG Studio